Como recomeçar depois dos quase 30 anos?

Como mudar de vida proximo dos 30 anos e sem muita perspectiva de vida?

Há anos eu fico nessa dúvida, muito antes quando eu tinha 23 anos, perdido na vida, ficava me questionando como eu faria para crescer na vida e hoje, me cobro muito mais por não ter arrumado um rumo na vida. Não fiquei atoa todos esses anos na vida, sempre trabalhei ou estava fazendo cursos, mas acabava desistindo, não do trabalho, mas sim dos cursos.

Hoje, desempregado a quase 2 anos, cursando T.I, não sei o que fazer, não sei se foco totalmente em entrar na faculdade de ciencia da computação ou se me mato, sempre que começava a estudar para o vestibular, acabava desistindo no meio do ano por me achar mt burro, não conseguia ter amor aquilo, não conseguia manter os estudos e uma constância.

Sabe? eu estudava um tema e ficava dias tentando entender aquele tema e acabava me sentindo muito burro e desanimava, pq ja estava perdendo mt tempo naquilo e o tempo tava passando.

Hoje estou procurando qualquer serviço pra pagar as contas e separar uma grana para pelo menos alugar um lugar pra ficar, não dá mais pra morar com meu pai.

Fico me questionando se estou andando para o caminho certo em relação a esse curso tecnico, sou o mais velho da minha turma e me sinto muito atrasado e burro, pois apesar deles serem mais novos, sabem muito mais do que eu, muito mais desenvolvidos, sabem falar bem e dominam tecnologia muito melhor do que eu.

Me pergunto se eu um dia vou conseguir um bom emprego nessa área, se vou conseguir sair da casa do meu pai e ter a minha própria, se um dia vou me sentir bem consigo mesmo e sair desse fundo do poço…Até arrumar um novo emprego na minha idade tenho medo, sempre trabalhei, antes eu me arriscava para arrumar qualquer coisa, hoje tenho medo de fazer uma entrevista e a forma que vão me analisar.

2 curtidas

@system voce ja procurou um emprego?

Estou procurando mas não chamaram pra nenhuma entrevista

1 curtida

Cara, nunca pe tarde pra começar, tem muitas aptidões que podem ser adquiridas depois de idade avançada, eu conheço um homem que aprendeu tocar violão aos 60 e toca bem e até faz barzinho.

1 curtida

Cara, primeiramente, sinto muito pelo que você está passando. Parece que você está carregando um peso enorme, se cobrando demais e, ao mesmo tempo, se sentindo perdido. Isso é mais comum do que você imagina, especialmente nessa fase da vida. Vou tentar te dar uma visão mais prática e pé no chão.

Primeiro, sobre o fato de se sentir atrasado ou burro: ninguém tem a mesma trajetória. As pessoas ao seu redor podem parecer mais avançadas, mas você não conhece a luta interna delas. Comparar-se só vai te paralisar. Você está tentando, está estudando, está buscando um caminho — e isso já é um passo gigantesco.

Sobre o curso técnico e a faculdade: escolha o que faz mais sentido para o momento. Se o curso técnico é o que você consegue sustentar agora e te dá chances de entrar no mercado, foque nele. Faculdade não precisa ser um objetivo inalcançável, mas talvez ela possa esperar um pouco até você estar mais estável financeiramente. Vá por partes, construa um degrau de cada vez.

Sobre o medo de entrevistas ou de se sentir julgado: todo mundo começa de algum lugar. Você não precisa ser perfeito, só mostrar que está disposto a aprender. Se você tem uma história de trabalho e esforço, isso conta muito. Tenta focar no que você já conquistou, mesmo que pareça pequeno, e usa isso como força para seguir.

Sei que morar com o pai e depender financeiramente pode ser sufocante, mas tente olhar para isso como uma base temporária enquanto você organiza os próximos passos. Trabalhe com o que vier agora, mesmo que não seja o emprego dos sonhos, para criar estabilidade. Isso não define seu futuro.

E, acima de tudo, procure cuidar da sua saúde mental. É normal desanimar, mas se esses pensamentos de desistir da vida aparecem com frequência, é importante buscar ajuda. Conversar com um psicólogo ou alguém de confiança pode te ajudar a enxergar as coisas com mais clareza.

Você não está sozinho nessa luta. Um passo de cada vez, com paciência, vai te levar aonde precisa. O mais importante agora é continuar tentando e ser gentil consigo mesmo.

2 curtidas

Eu terminei minha faculdade com 32. Era o mais velho da turma também. Termine sim. Você vai ser um exemplo terminando a faculdade. Pessoas aplaudem quem faz a tarefa mais difícil.

1 curtida