Na opinião de vocês, imigrantes devem se adaptar culturalmente ao país em que estão instalados ou o país deve comportar as diferenças culturais? se a resposta for a 2ª opção: Até que ponto? O que fazer quando aspectos culturais não podem coexistir?
Respeitar ambas as culturas sem imposição.
E até que ponto? de forma irrestrita?
Não da pra delimitar pois é idealizar demais mas da pra duas culturas coexistir e ficarem em paz, imagina homosapiens convivendo com neandertais? A solução é o diálogo e é no diálogo que duas culturas precisam se agarrar se não quiser gerar conflitos desnecessários
Aqui no brasil temos um vasto histórico de emigrantes se adaptando ao cotidiano brasileiro sem esquecer suas raízes
Sinos-brasileiros, ciganos, alemães, indianos e por ai vai, é perigoso dizer que a miscigenação tem suas vantagens mas por sermos misturados historicamente por conta dos colonizadores, lidamos melhor com as diferenças culturais.
E se o diálogo for insuficiente? No caso, vamos supor que duas culturas tenham um aspecto cultural-religioso bem coercitivo, que necessita da adesão de todos, qual a melhor solução?
Não acho perigoso dizer que a miscigenação tem suas vantagens não. Até pra diversidade genética ela é positiva.
Nesse caso eu particularmente não vejo outra saída senão o conflito direto! Vejo o caso da França como um belo exemplo de conflitos culturais e bem, isso não é legal para nenhum dos lados.