Jesus é Deus

Provas que Jesus é Deus segundo a bíblia

João 1:1-3, 14: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. […] E o Verbo se fez carne e habitou entre nós.”

João afirma que o Verbo (Jesus) era Deus e que Ele se tornou humano.

João 20:28: Tomé chama Jesus de “Senhor meu e Deus meu”, e Jesus não corrige essa declaração.

Tito 2:13: “Aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo.”

1. Jesus possui atributos exclusivos de Deus

Eterno: Jesus declarou: “Antes que Abraão existisse, Eu Sou” (João 8:58), utilizando o mesmo nome que Deus revelou a Moisés (Êxodo 3:14).

Onipotente: Ele afirma ter autoridade sobre todas as coisas (Mateus 28:18).

Onisciente: Jesus conhecia os pensamentos das pessoas (Lucas 6:8) e sabia detalhes sobre o futuro (Mateus 24:25).

Criador: Colossenses 1:16 diz: “Nele foram criadas todas as coisas.”

Perdoador de pecados: Em Marcos 2:5-7, Jesus perdoa pecados, algo que só Deus pode fazer, como apontado pelos líderes religiosos.

1. Jesus é adorado como Deus

Na Bíblia, apenas Deus deve ser adorado (Êxodo 20:3-5; Apocalipse 22:8-9). No entanto, Jesus aceita adoração:

Mateus 14:33: Após Jesus andar sobre as águas, os discípulos O adoraram, dizendo: “Verdadeiramente, és o Filho de Deus.”

Hebreus 1:6: Deus Pai ordena que todos os anjos adorem Jesus.

1. Jesus é identificado com o “Eu Sou” de Deus no Antigo Testamento

Em João 8:58, Jesus diz: “Antes que Abraão existisse, Eu Sou.” Isso conecta Jesus com o nome divino de Deus revelado em Êxodo 3:14.

Os judeus que ouviram essa declaração tentaram apedrejá-lo porque entenderam que Ele estava se igualando a Deus.

1. Jesus é chamado de “Filho de Deus” de forma única

Embora outros possam ser chamados de “filhos de Deus” no sentido criacional ou espiritual, Jesus é chamado de “unigênito do Pai” (João 1:14), indicando uma relação única e divina.

Em João 5:18, os judeus quiseram matá-lo porque Ele chamava Deus de seu Pai, “fazendo-se igual a Deus.”

1. Passagens que mostram a Trindade

Mateus 28:19: Jesus ordena o batismo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, colocando-se na mesma posição que Deus Pai.

2 Coríntios 13:13: A bênção apostólica menciona a comunhão do Espírito Santo, a graça do Senhor Jesus Cristo e o amor de Deus Pai, demonstrando a igualdade divina.

1 curtida

Pesquisando as passagens, vejo que muitos consideram essas como provas da divindade de Jesus, especialmente com as referências ao “Eu Sou” e à aceitação de adoração. No entanto, como ateu, vejo essas interpretações dentro de uma visão religiosa. A pesquisa na internet mostra que essas ideias são centrais para muitos cristãos, mas fora desse contexto, as interpretações podem variar.

1 curtida

Entendo. Porém acho que se a pessoa crê que toda a bíblia é a verdade ela teria que ver esses versículos e ver que tá claramente escrito que Jesus seria Deus, agora sobre você ser ateu eu entendo perfeitamente. Eu era agnóstico e já fui Deísta também. E só mudei após fazer uma oração pedindo para que Deus tivesse uma experiência pessoal comigo, e então Ele teve, e só assim eu passei a acreditar, por isso entendendo quem não crê porque não teve ainda. Por isso recomendo sempre orar pedindo a Deus uma experiência pessoal.

1 curtida