Neurodivergentes são pessoas com uma condição neurológica que tem prejuízo no
neurodesenvolvimento o que resulta em diferenças significativas na forma como pensam, aprendem, se comportam e interagem com o mundo.
Além de habilidades específicas, destacando-se por déficits persistentes na comunicação e interação social, Comportamentos restritos e repetitivos, Sintomas presentes desde a infância.
É essencial entender que neurodivergência NÃO É UMA DOENÇA , e seu tratamento pode ser ao longo da vida. Informar-se e aprender a lidar com neurodivergentes demonstra empatia e promove a inclusão!
Resumo sobre neurodiversidade
-
Um indivíduo é considerado neurotípico quando apresenta um funcionamento neurocognitivo sem prejuízos neurais dentro da média esperada pela sociedade, seria um indivíduo com um desenvolvimento considerado “padrão” e que não apresenta distúrbios ou transtornos neurológicos.
-
O transtorno do neurodesenvolvimento é marcado por déficits na comunicação e interação social e por comportamentos, interesses ou atividades restritos e repetitivos, segundo a American Psychiatric Association em 2013
-
Três características muitas vezes caminham juntas na inércia neurodivergente: a dificuldade social, habilidade motora, baixo estimulo emocional e disfunção executiva, incluindo inflexibilidade cognitiva, organizacional e execuções de tarefas diárias.
-
Isolamento social devido à ansiedade ou a falta de motivação devido à depressão reconhecida como um comorbidade que pode ou não estar presente no individuo.
-
Dificuldade de compreender e processar as próprias emoções ou emoções alheias as quais em vários casos acontece racionalização excessiva e fria do contexto como uma alternativa.
Seguindo as ideias trazidas pelo conceito de neurodiversidade, surgiu a neurodiversidade como movimento social. O objetivo desses movimentos é dar visibilidade a essa questão e fazer com que as diferenças neurocognitivas não sejam vistas como um problema que precisa de cura. Além disso, trata-se de uma luta pela garantia dos direitos das pessoas neurodivergentes.
Fonte: Mundo Educação | Reddit Brasil | Science Direct