Os meu natais!

O natal pra mim não tem muito significado. Não sou religioso e tenho uma família pequena e pouco conectada. Mas, acho que já teve significado um dia.

Nos reuníamos na casa da minha falecida avó, mas nem sempre o clima era dos melhores, mesmo que as pessoas claramente se esforçassem pra isso. A família já era pequena e ainda haviam desavenças entre quase todos membros — que foram se intensificando com o passar dos anos. O último natal que comemorei na casa da minha avó estava mais vazio ainda, havíamos perdido minha tia(uma das poucas pessoas boas da família) pro câncer e um tio pra um acidente de moto há relativamente pouco tempo. A minha avó já estava com demência avançada e sem enxergar direito, não sabia nem o meu nome e achou que eu fosse uma mulher(estava com cabelo comprido na época) — inclusive, me chamou pelo nome de sua falecida filha “Virgínia”(que faleceu ainda na adolescência, uma perda traumâtica). Não sei se é estranho, mas desse dia eu guardo uma memória feliz. Já faziam anos que minha avó não falava alemão — ela aprendeu quando criança, é filha de alemães — porém, de alguma forma, com o avançar da demência ela passou a lembrar da língua, nesse natal ela cantou a música de natal “O Tannenbaum” do início ao fim, meu pai e meu tio ainda lembravam de algumas partes(eles cantavam na infância) e acompanharam, mas só ela sabia a música inteira. Até hoje acho curiosíssimo esse ocorrido!

Acho que, por bons anos, quando se falar em natal, só vou lembrar do ocorrido citado e de queijo do reino — engraçado que na casa dessa minha avó só se comia queijo do reino, até fora de época de natal. Talvez, num futuro distante, quando formar uma família, eu guarde novos momentos e passe a ter uma visão diferente sobre a data, mas será isso até lá!

2 curtidas

@Mer agora eu sei o motivo porque vc nao gosta de comemorar o natal sinto muito pela morte da sua avo

1 curtida

Na verdade, eu nunca liguei muito. Sempre foi um dia meio indiferente pra mim. Só que a minha avó era, de certo modo, o elo da família. Sem ela, a parte de se reunir e comemorar acabou.

1 curtida

@Mer quando alguem morre na família as datas comemorativas nao e mais a mesma eu te entendo

2 curtidas

Antes eu não era religioso mas natal sempre foi bom porque era reunião de família comilança e alegria

1 curtida