Será que um dia a ciência vai descobrir como surgiu a singularidade que deu origem ao big bang?

A teoria do big bang explica a origem do universo como conhecemos, porém não é possível saber como a singularidade inicial que seria a concentração massiva de matéria e energia que se expandiu formando o universo da forma que conhecemos.
Apesar de não ser possível explicar a origem da singularidade e se é que ela tem origem, mas existem algumas hipóteses.
1-O universo pode ser cíclico, ele se expande no big bang e depois se retrai de novo em forma de loop, repetidas vezes, nesse caso o universo seria eterno e se expandiria e retraía eternamente.
2-A singularidade pode ter surgido de outro universo.
3-O universo pode ter surgido do nada.
4-O universo pode ter sido criado por um agente (s) externo ao universo, que pode ser aliens, programadores de realidade simulada ou até criada por algum deus criador.

1 curtida

A teoria do Big Bang depende de duas suposições principais: a universalidade das leis da física e o princípio cosmológico, que afirma que, em grandes escalas, o universo é homogêneo e isotrópico. Essas ideias foram inicialmente tomadas como postulados, mas hoje há esforços para testar cada uma delas. Por exemplo, a primeira hipótese foi testada por observações que mostram que o maior desvio possível da constante de estrutura fina em grande parte da idade do universo é de ordem 10−5. Além disso, a relatividade geral passou por testes rigorosos na escala do Sistema Solar e das estrelas binárias.[23]

Se o universo em grande escala parece isotrópico visto da Terra, o princípio cosmológico pode ser derivado do princípio copernicano mais simples, que afirma que não há nenhum observador específico (ou especial) ou ponto de vantagem. Para este fim, o princípio cosmológico foi confirmado a um nível de 10−5 através de observações da radiação cósmica de fundo. O universo foi medido como sendo homogêneo nas maiores escalas no nível de 10%.[24] @Tayguna

Eu acho que essa é uma das perguntas mais intrigantes da ciência. A singularidade que deu origem ao Big Bang está além do que conseguimos entender completamente hoje, porque as leis da física que conhecemos simplesmente deixam de funcionar nesse contexto.

Eu acredito que, no futuro, podemos chegar mais perto de uma resposta, especialmente se conseguirmos unificar a relatividade geral com a mecânica quântica. Isso talvez nos permita entender o que aconteceu exatamente nesse momento inicial ou, quem sabe, até descobrir o que veio antes.

Por enquanto, o que me fascina é como a ciência nos leva a explorar o desconhecido e encontrar explicações para o que parecia impossível. Então, sim, eu tenho esperança de que um dia possamos descobrir como tudo começou, mas é algo que ainda está no campo das possibilidades e especulações.

@anon21389423 Existe a possibilidade da singularidade nem mesmo ter tido um começo, já vi o sacani falando sobre isso, talvez o universo seja cíclico, esqueci o nome dessa hipótese mas é interessante isso, imagine o universo ser um loop infinito de expansão e retração? Isso seria bizarro.