Aparentemente, O Spotify encontrou uma nova forma de alavancar a receita: está colocando as letras de música como recurso premium.
Meses depois de jogar em segundo plano a parceria com a Musixmatch a empresa resolveu que essa função que é extensamente usada gratuitamente pela base de usuários de outros grandes players do mercado de música, será um recurso digno de assinatura.
Os usuários gratuitos que tentassem acessar o recurso veriam uma mensagem que dizia: “Aproveite as letras no Spotify Premium”.
Um porta-voz do Spotify esclareceu que as mudanças eram “apenas um teste” que estava a ocorrendo com um número limitado de usuários em alguns mercados onde o Spotify mantém sua relevância.
O Spotify não ofereceu mais detalhes sobre por que agora está mantendo a função limitada, mas claramente é uma tentativa de levar mais pessoas ao seu plano premium.
No último trimestre fiscal, a empresa atingiu mais de 600 milhões de usuários ativos mensais, acima das estimativas do mercado, e os assinantes pagos chegaram a mais de 236 milhões, representando um crescimento de 15% ano ao ano. No entanto, a receita trimestral ficou abaixo do que os analistas esperavam de 3,7 bilhões de euros, chegando a 3,67 bilhões.
Ainda é cedo pra dizer se haverá queda na base de ativos ou se irá acontecer algo semelhante ao que rolou com a Netflix.
As letras de músicas estão facilmente disponíveis e gratuitas em sites como o próprio Discover the world's largest lyrics catalog | Musixmatch
Fonte: Tech Crunch