Telescópio como ele funciona?

COMO FUNCIONAM OS TELESCÓPIOS?

Bill Nye Telescope GIF by PeacockTV

Desde o início da corrida espacial, no século 20, o ser humano já conseguiu sair da Terra e pisou na Lua! Mas, nossos olhos para distâncias maiores no universo continuam sendo os telescópios.

Hoje, temos potentes equipamentos enviados ao espaço que aumentam a imagem de corpos celestes e permitem que os astrônomos estudem mais a fundo estrelas, planetas, galáxias, buracos negros e tantos outros objetos que não conseguimos ver daqui da Terra.

*Como surgiu?

história do telescópio começa em 1608, quando o holandês Hans Lippershey construiu uma luneta com lentes de óculos. Ao saber da nova invenção, o italiano Galileu Galilei construiu um equipamento com tubos e lentes que foi aperfeiçoado entre 1609 e 1610. O cientista o batizou de perspicillum, que foi apontado pela primeira vez ao céu! Com a luneta, Galileu conseguiu observar diversos corpos celestes, como a Lua e Júpiter.

Como funciona?

maioria dos telescópios são feitos com lentes ou espelhos curvos que captam e focalizam a luz do objeto celestes. Os primeiros modelos eram construídos com vidro transparente, mas logo os pesquisadores perceberam que o espelho é mais leve e liso. Atualmente, os telescópios mais poderosos têm espelhos enormes que conseguem ver objetos de pouca luminosidade ou que estão muito longe.

Tipos de telescópios

O telescópio produzido com lentes é chamado de refrator. Assim como pessoas que não conseguem ver ao longe e usam óculos com lentes grossas, o telescópio refrator precisa de lentes bem potentes para ver objetos muito distantes. O problema é que a produção delas é mais difícil.

Já o telescópio com espelhos é chamado de refletor. Os espelhos são mais finos e fazem com que a luz se concentre ao refletir neles. Por isso, sua curvatura deve ser bem pensada. A vantagem desse modelo é a leveza do espelho, o que facilita o envio para o espaço sideral.

Telescópios espaciais

Um dos mais lembrados e importantes telescópios espaciais, o Hubble está em órbita há quase 30 anos. Ele ultrapassou a atmosfera terrestre para captar imagens precisas de locais bem distantes do nosso planeta.

O Hubble fez contribuições importantes para quase todos os campos da astronomia – desde o estudo de planetas e a análise da evolução das galáxias até a expansão acelerada do próprio universo

Apesar de o Hubble sempre vir à nossa mente, como os da Agência Espacial Europeia que captam imagens nas frequências de raios-X e infravermelho. A NASA também tem equipamentos próprios para raios gama, raios-X e infravermelho.

James Webb Space Telescope Size GIF by NASA

@Lisa está aqui a sua dúvida de como o telescópio espacial funciona.

1 curtida

Uau! Que história fascinante, vc é muito inteligente

1 curtida

@Lisa obrigada amiga.
Eu amo astronomia
Gosto muito de ler sobre esssa área
Vc gostou do texto
Eu consegui tirar a sua dúvida?

gretchen amp GIF

1 curtida

Sim gosto de ler sobre a história das coisas

1 curtida

@Lisa se você quiser tirar suas dúvidas sobre astronomia eu te respondo na hora amiga
Tamo juntas

Amo astronomia também :heart::clap:t2:

1 curtida

Vc também, tenho hiper foco em física, e biologia, estou até pensando em mudar de curso, pois faço biomedicina, mas estou pensando seriamente em mudar pra licenciatura em ciências biológicas ou licenciatura em física, pois tem mais emprego nessas áreas aqui onde moro, os adolescentes são legais e gostam de aprender não tem reclamação de professores nas escolas daqui só elogiam os alunos em todos os eventos que já participei, e vou poder estudar física ou biologia sempre que é o que gosto

1 curtida

@Lisa mude sim de curso. Amiga faça biomedicina então amiga você vai ser professora?

Eu tenho sim um hiperfoco em astronomia
@Lisa eu quero aprender mais sobre esse ramo de astronomia

1 curtida

@Lisa um dia eu posso conversar com você?

1 curtida

Claro que pode

1 curtida

@Lisa então tá bom eu vou te chamar um dia :blush::heart: