Acho o voto obrigatório uma merda. Muita gente só vai votar por não saber que a multa é irrisória e daí comete atrocidades nas urnas, vota no primeiro santinho que vê pela frente ou vende o voto. Acredito que o voto facultativo estimularia a eleição de opções melhores.
@Mer voce sabia que vc tem que pagar o voto que vc nao votou tem que fazer justificativa porque vc nao votou
Segundo o Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965), ao deixar de votar e não apresentar justificativa perante o juiz eleitoral, a pessoa incorre em multa de 3 a 10% do valor do salário-mínimo da região, imposta pelo juízo competente.
Que saiba você justifica, o que é muito fácil, e paga uma multa mixuruca.
@Mer verdade
é bem complexo isso né, acho que nao se de consciência de algo obrigando a você a fazer parte, independe se for obrigado ou não, talvez as pessoas continuem votando de qualquer jeito ou vendendo votos. é um tema difícil.
Acho que a questão é minimizar os danos. A galera que vota em qualquer santinho não vai querer sair de casa só pra isso.
Concordo que vai seguir tendo venda de votos, mas creio que também vai diminuir, porque alguns só fazem “unir o útil ao agradável”. A pessoa já sabe que vai ter que sair de casa, “perder tempo” e gastar dinheiro com transporte independentemente, daí vai e vende o voto.
são muita possibilidades né eu nao sei dizer, foi isso q tentei dizer… Conheço muita gente q paga a multa e nao via votar
Também acho que tinha que ser uma escolha votar ou não