O que é a vida para a filosofia?

O que é a vida para a filosofia?

1 curtida

A vida, pra filosofia, é uma tentativa de entender o absurdo de existir. É o confronto entre nossa busca por sentido e um mundo que não dá respostas. No fundo, é só a gente tentando fazer valer um tempo que passa rápido demais… enfim

3 curtidas

@Mcshayne vc gosta de filosofia ?

1 curtida

Depende da linha de pensamento. Eu gosto do estoicismo

O estoicismo é uma filosofia prática e ética, originada na Grécia Antiga, que busca ensinar como viver uma vida virtuosa e alcançar a paz interior, independentemente das circunstâncias externas. Fundada por Zenão de Cítio, foi desenvolvida por filósofos como Sêneca, Epicteto e Marco Aurélio. Seus principais princípios incluem:

1. Controle o que está ao seu alcance: Concentre-se no que você pode controlar (pensamentos, atitudes e ações) e aceite o que está fora do seu controle.

2. Virtude é o bem supremo: A verdadeira felicidade vem de viver de acordo com a virtude (sabedoria, coragem, justiça e temperança), e não de prazeres ou posses materiais.

3. Aceitação do destino (Amor Fati): Aceite os eventos como eles são, pois fazem parte da ordem natural do universo.

4. Desenvolvimento da razão: Use a razão para guiar suas decisões e não se deixe levar por emoções destrutivas como raiva, inveja ou medo.

5. Memento Mori: Lembre-se de que a vida é breve e a morte inevitável. Isso ajuda a valorizar o presente e viver com propósito.

O estoicismo oferece ferramentas práticas, como reflexões diárias, meditação sobre virtudes e preparação mental para adversidades, sendo relevante até hoje para quem busca equilíbrio emocional e resiliência.

1 curtida

@anon64621642 :clap: :clap: :clap: que resposta mais sensacional sobre o que a vida para a filosofia vc e muito inteligente em relação sobre filosofia afinal vc gosta de filosofia ?

1 curtida

Gosto muito

1 curtida

@anon64621642 deu para perceber entao vamos discutir mais sobre filosofia ou posto mais sobre a filosofia

1 curtida

Filosofia é vida.

Recomendo muito, caso tenha interesse, leia:

A metamorfose, Franz Kafka

A República, Platão

Assim Falou Zaratustra, Friedrich Nietzsche

O Mundo como Vontade e Representação, Arthur Schopenhauer

Crítica da Razão Pura, Immanuel Kant

O Ser e o Nada, Jean-Paul Sartre

Meditações, René Descartes

A Genealogia da Moral, Friedrich Nietzsche

Leviatã, Thomas Hobbes

O Segundo Sexo, Simone de Beauvoir

Ética a Nicômaco, Aristóteles

O Príncipe, Nicolau Maquiavel

Dialética do Esclarecimento, Theodor Adorno e Max Horkheimer

A Condição Humana, Hannah Arendt

Fenomenologia do Espírito, Georg Wilhelm Friedrich Hegel

Ensaio sobre o Entendimento Humano, John Locke

1 curtida

@Mcshayne adorei a sua resposta sobre o que a vida para filosofia
voce e muito inteligente em em relação a filosofia deu para ver que vc gosta de filosofia
caso queria conversar mais sobre o assunto e so me procurar no meu pv so me mandar mensagem

1 curtida

É uma forma de expressar desejos e ideia idiotas?

1 curtida

Adoro ‘A Metamorfose’, do Franz Kafka! Acho que é uma obra incrivelmente profunda e simbólica, que aborda temas como a alienação, a identidade e as pressões sociais de uma forma única. Já li outros livros dele, como ‘O Processo’ e ‘O Castelo’, e confesso que sou fã do estilo introspectivo e perturbador que ele traz em suas histórias. Quase todos os livros dele têm um impacto forte em mim. Além disso, também sou grande admirador do Charles Bukowski. A forma crua e realista como ele retrata a vida, com toda a sua complexidade e imperfeição, me conquistou completamente. Ambos têm estilos diferentes, mas são igualmente fascinantes!
@Mcshayne

2 curtidas

Que incrível você gostar de Kafka e Bukowski! “A Metamorfose” realmente traz temas profundos como alienação e identidade de forma única e atemporal. Já Bukowski tem esse jeito cru e poético de mostrar a vida sem filtros, o que é desconfortável, mas também libertador. É interessante como ambos, com estilos tão diferentes, provocam reflexões tão intensas. Você tem algum livro favorito ou passagem marcante do Bukowski?

1 curtida

Me manda uma mensagem na DM!! Não sei usar esse site direito ainda, desculpe.
Adoraria conversar, sim. Se puder me mandar uma mensagem. Grata! :upside_down_face:

1 curtida

@Mcshayne ja te chamei