O que é a vida para a filosofia?
A vida, pra filosofia, é uma tentativa de entender o absurdo de existir. É o confronto entre nossa busca por sentido e um mundo que não dá respostas. No fundo, é só a gente tentando fazer valer um tempo que passa rápido demais… enfim
@Mcshayne vc gosta de filosofia ?
Depende da linha de pensamento. Eu gosto do estoicismo
O estoicismo é uma filosofia prática e ética, originada na Grécia Antiga, que busca ensinar como viver uma vida virtuosa e alcançar a paz interior, independentemente das circunstâncias externas. Fundada por Zenão de Cítio, foi desenvolvida por filósofos como Sêneca, Epicteto e Marco Aurélio. Seus principais princípios incluem:
-
Controle o que está ao seu alcance: Concentre-se no que você pode controlar (pensamentos, atitudes e ações) e aceite o que está fora do seu controle.
-
Virtude é o bem supremo: A verdadeira felicidade vem de viver de acordo com a virtude (sabedoria, coragem, justiça e temperança), e não de prazeres ou posses materiais.
-
Aceitação do destino (Amor Fati): Aceite os eventos como eles são, pois fazem parte da ordem natural do universo.
-
Desenvolvimento da razão: Use a razão para guiar suas decisões e não se deixe levar por emoções destrutivas como raiva, inveja ou medo.
-
Memento Mori: Lembre-se de que a vida é breve e a morte inevitável. Isso ajuda a valorizar o presente e viver com propósito.
O estoicismo oferece ferramentas práticas, como reflexões diárias, meditação sobre virtudes e preparação mental para adversidades, sendo relevante até hoje para quem busca equilíbrio emocional e resiliência.
@anon64621642
que resposta mais sensacional sobre o que a vida para a filosofia vc e muito inteligente em relação sobre filosofia afinal vc gosta de filosofia ?
Gosto muito
@anon64621642 deu para perceber entao vamos discutir mais sobre filosofia ou posto mais sobre a filosofia
Filosofia é vida.
Recomendo muito, caso tenha interesse, leia:
A metamorfose, Franz Kafka
A República, Platão
Assim Falou Zaratustra, Friedrich Nietzsche
O Mundo como Vontade e Representação, Arthur Schopenhauer
Crítica da Razão Pura, Immanuel Kant
O Ser e o Nada, Jean-Paul Sartre
Meditações, René Descartes
A Genealogia da Moral, Friedrich Nietzsche
Leviatã, Thomas Hobbes
O Segundo Sexo, Simone de Beauvoir
Ética a Nicômaco, Aristóteles
O Príncipe, Nicolau Maquiavel
Dialética do Esclarecimento, Theodor Adorno e Max Horkheimer
A Condição Humana, Hannah Arendt
Fenomenologia do Espírito, Georg Wilhelm Friedrich Hegel
Ensaio sobre o Entendimento Humano, John Locke
@Mcshayne adorei a sua resposta sobre o que a vida para filosofia
voce e muito inteligente em em relação a filosofia deu para ver que vc gosta de filosofia
caso queria conversar mais sobre o assunto e so me procurar no meu pv so me mandar mensagem
É uma forma de expressar desejos e ideia idiotas?
Adoro ‘A Metamorfose’, do Franz Kafka! Acho que é uma obra incrivelmente profunda e simbólica, que aborda temas como a alienação, a identidade e as pressões sociais de uma forma única. Já li outros livros dele, como ‘O Processo’ e ‘O Castelo’, e confesso que sou fã do estilo introspectivo e perturbador que ele traz em suas histórias. Quase todos os livros dele têm um impacto forte em mim. Além disso, também sou grande admirador do Charles Bukowski. A forma crua e realista como ele retrata a vida, com toda a sua complexidade e imperfeição, me conquistou completamente. Ambos têm estilos diferentes, mas são igualmente fascinantes!
@Mcshayne
Que incrível você gostar de Kafka e Bukowski! “A Metamorfose” realmente traz temas profundos como alienação e identidade de forma única e atemporal. Já Bukowski tem esse jeito cru e poético de mostrar a vida sem filtros, o que é desconfortável, mas também libertador. É interessante como ambos, com estilos tão diferentes, provocam reflexões tão intensas. Você tem algum livro favorito ou passagem marcante do Bukowski?
Me manda uma mensagem na DM!! Não sei usar esse site direito ainda, desculpe.
Adoraria conversar, sim. Se puder me mandar uma mensagem. Grata!
@Mcshayne ja te chamei