Esse é um tema meio nebuloso, por um lado temos estudos de eqm que é visto por muitos como evidência de que a consciência não depende do corpo pra existir, mas por outro lado tem evidências que quando o cérebro é lesionado as pessoas perdem memórias, inteligência, capacidade de empatia e nos leva a crer que a mente é produto do cérebro, é um assunto nebuloso.
Mas você, acha que você vai virar um gasparzinho depois da morte, ou pra você morreu acabou?
Suas perguntas são interessantes em. Sou Seguidor de Jesus então acredito que sim, existe vida a pós a morte carnal.
Acredito que, na terra, morreu acabou, não tem fantasma. Mas, sou agnóstico teísta, não tenho muitas crenças e nem descrenças sobre o pós-vida, só penso que tudo é possível kkkkk
Isso ai, eu sou aquele tipo de pessoa que como eu não consigo provar a ausência de um deus tbm não descarto a existência
Mas eu espero que após morrer eu só vire matéria orgânica mesmo pq já basta sofrer vivo kkkk
A morte é um mistério que desafia a razão. Como ateu, vejo a morte como o fim definitivo da consciência; quando o corpo e o cérebro param de funcionar, a mente se apaga. A consciência é um produto das conexões do cérebro, e quando isso se dissolve, não sobra nada além do silêncio, do vazio. É um fim absoluto, sem dor, medo ou pensamento.
Por outro lado, há algo poético na ideia de que a morte seja um descanso, uma liberdade que nunca conhecemos enquanto vivos. Talvez seja um vazio, mas também uma forma de paz, onde as ansiedades e os medos se dissipam. Mesmo que a razão diga que é só um fim, a ideia de que a morte possa ser algo mais traz um certo consolo, uma maneira de lidar com a incerteza que nos resta.
Não consigo acreditar que a morte é o fim, simpatizo com crenças reencarnacionistas apesar de não querer voltar pra esse planeta kk.
A gente perde a consciência, se mistura com outras matérias e vira outras matérias.